Quem não arrisca não petisca - Medições e Review do super dongle HiBy FC4
- Moreno Addad Hassem
- 6 de ago.
- 6 min de leitura

Fala galera! Hoje vamos fazer um review com medições do DAC HiBy FC4, um produto no formato super dongle, que já foi lançado há algum tempo, tendo inclusive seu substituto, o FC5 já lançado no mercado. Por isto mesmo é possível encontrar ele em bons preços por aí - seja novo ou usado. Vamos ver se o FC4 ainda é relevante em 2025. Bora!
Link para compra - https://s.click.aliexpress.com/e/_ols6A9M
Construção, conexões e controles
O HiBy FC4 é um produto da categoria super dongle, como chamamos os DACs que estão no formato dongle, mas que possuem o cabo destacável. Estes DAC's custam mais caro, mas possuem acabamento melhor, mais potência e recursos do que dongles de entrada. E, seguindo a tradição desta categoria, o FC4 entrega um ótimo acabamento, com o corpo em alumínio usinado e anodizado na cor preta. Pesa aproximadamente 21 gramas, como o DC04PRO que já testamos por aqui, o que faz com que ele não suma no bolso, mas não impacte na portabilidade. O design é intencionalmente minimalista, chegando a ser citado como "Bauhaus" pela própria HiBy. Considerei um produto discreto e que não chama muito a atenção, priorizando função ao invés da forma. No entanto, como acontece com diversos produtos minimalistas, esse visual mais pelado pode passar por genérico e pouco memorável. Existem dongles mais bonitos por ai como o Dawn Pro e até o sucessor do FC4, o FC5 que ainda precisamos resenhar.
O FC4 possui o conjunto de conexões esperado: USB-C de um dos lados para entrada de dados, com duas saídas de áudio, uma 3.5mm single-ended e outra 4.4mm pentaconn balanceada. Tudo como manda o figurino. Há controles para volume do áudio e um LED indicador para mostrar status - que varia a cor conforme a taxa de amostragem. É um conjunto interessante, especialmente quando considerarmos os recursos desse dongle a seguir.
O FC4 que testamos foi um empréstimo de um inscrito no canal - e primeiramente meu muito obrigado! Em segundo, por já ser um produto usado, não fizemos o unboxing já que não conseguimos reproduzir fielmente o que seria a experiência de abrir o produto novo. Os acessórios fornecidos são básicos. O DAC e um par de cabos USB para conexão. Na unidade que testamos não havia um cabo lightning - usar um cabo lightning convencional não funcionou nos meus testes, portanto não consegui fazer os testes de consumo usando um smartphone.
Especificações e recursos
O HiBy FC4 é baseado no DAC ES9219 da ESS Technology. Trata-se de um chip de 2019, que já se encontra superado por outras soluções da ESS em termos objetivos. No entanto, os números desse DAC são bons o suficiente para que seus ouvidos não detectem diferença entre o FC4 e competidores mais novos no mercado.
As especificações do FC4 de acordo com o site da HiBy são:
Spec | 3.5mm (PO) | 4.4mm (BAL) |
Output Level | 1.9Vrms (32Ω) | 3.3Vrms (32Ω) |
Output Power | 110mW (32Ω) | 340mW (32Ω) |
THD+N | 0.0008% (32Ω) | 0.0006% (32Ω) |
Noise | 1.7μVrms (32Ω) | 2.2μVrms (32Ω) |
SNR | 120dB (32Ω) | 123 dB (32Ω) |
Dynamic Range | 120dB (32Ω) | 123 dB (32Ω) |
Crosstalk Rejection | 72dB (32Ω) | 98 dB (32Ω) |
Frequency response (-3dB) | 20-90Khz (32Ω) | 20-90Khz (32Ω) |
Seguindo a onda minimalista também para os recursos, o FC4 não oferece nenhum recurso adicional configurável, tal qual outros dongles que possuem aplicativo externo para controle. Isto quer dizer que não há modos de ganho diferentes, ajustes de filtros de reconstrução ou opções de customização de botões. Apesar de eu pessoalmente gostar disso, já que sou fã de produtos que se resolvem sem aplicativos externos e ecossistemas, isto pode azedar o caldo de quem precisa configurar modos de ganho diferentes para diferentes tipos de fone.
Apesar de não haver app para configurações externas, a HiBy oferece integração com seu proprio player de música em modo exclusivo - ou seja, controlando diretamente o dispositivo USB por meio do aplicativo. Não é um recurso que julgo muito importante, mas para quem quiser está lá.
Medidas
Vamos agora às medidas do FC4, conferindo se os números apresentados pela HiBy estão corretos. Primeiramente a potência por impedância:

Comparando com os números divulgados temos:
Single Ended: 90mW vs. 110mW em 32R, uma diferença de quase 20% para menos;
Balanceado: 230mW vs 340mW em 32R, uma diferença de mais de 30% para menos;
Números bastante desencorajadores, pois há um deficit severo entre o que medimos e o que foi divulgado pela HiBy. Não se trata de uma potência ruim para tocar fones, mas é importante manter um alinhamento entre Marketing, Engenharia e Controle de Qualidade - o que claramente não parece ocorrer aqui.
Vamos agora para os números de distorção, primeiramente na saída Single-Ended em 33R:

E agora na saída balanceada na mesma impedância:

Os números de distorção estão acima dos divulgados, a saber:
Single Ended - THD+N=0.0035%, contra 0.0008% divulgados;
Balanceada - THD+N=0.0062%, contra 0.0006% divulgados.
Apesar de fora da spec, os valores não representam fenômenos audíveis para os ouvidos humanos. No teste de Multitone, podemos ver que, apesar de termos reprodução correta dos tons, há bastante sujeira próximo a cada tom. A sujeira no entanto está abaixo de -120dB e não é algo que a audição vai pegar.

A resposta em frequencia, tomada na saída single-ended em aberto, não mostra surpresas. Tudo em ordem por aqui.

Olhando o Crosstalk em diferentes impedâncias temos valores razoavelmente próximos ao anunciados pela HiBy, já que em 33 ohms temos por volta de -61dB.

No geral as medidas objetivas estão sempre piores que a spec, mas dentro de um patamar aceitável para a audição. Talvez seja um problema específico da unidade que testamos.
Quando mencionei a algumas pessoas sobre os testes com o FC4, muitas me disseram que o consumo de bateria de um Smartphone seria considerável. Para colocar isto a prova, vamos usar um medidor de corrente USB, tal qual o UM34C das figuras abaixo.
Usando um medidor de corrente USB, podemos colocar o FC4 nas condições de maior potência de áudio entregue e analisar quanto seria consumido do seu smartphone, tablet ou computador. Conseguimos fazer o teste usando um computador, usando o software REW e colocando uma tom senoidal nas seguintes condições:
Impedância de 33 ohms, onda na maior potência possível sem distorcer [Caso prático];
Impedância de 8 ohms, onda na maior potência possível, independente de distorção [Maior consumo].
Em ambos os casos usamos a saída balanceada para consumir a maior potência possível e estimar os piores casos de consumo. Os resultados foram os seguintes:
Caso prático: 168mA @ 5.03V, consumindo um total de 840mW;
Maior consumo: 376mA @ 5.03V, consumindo um total de 1891mW;
Ambos os casos ficam abaixo da corrente máxima da porta USB (500mA), o que é bom para compatibilidade com diversos dispositivos. No entanto, em uso normal, dificilmente você atingirá estes valores. Em audição normal, a corrente consumida ficou em torno de 100mA.
Como não tinha um parâmetro de comparação, fiz um teste de audição normal usando o Moondrop Dawn Pro nas mesmas configurações de volume. A corrente média do Dawn Pro ficou em 75mA, cerca de 25% inferior ao FC4. É, de fato as preocupações com a bateria são justificadas!
Qualidade de Som
Vamos agora ao quesito subjetivo da qualidade de som. Para analisar o FC4, utilizei meus fones padrão aqui no laboratório, mas os que mais utilizei no teste foram o HE400SE - com e sem o cabo balanceado - e o Moondrop LAN.
Minha playlist já é conhecida de vocês. Segue abaixo para quem quiser testar com ela:
O FC4 desempenha bem em todas as músicas da playlist. Não existe nenhum corte de extensão em graves ou agudos. Nenhuma das distorções que vimos acima impacta no resultado final. E há potência suficiente para produzir volume, com bastante folga para o HE400SE.
Pretendo no futuro fazer um AB desse dongle com outros que estão aqui para teste e ver se há alguma diferença perceptível. Isoladamente, o FC4 foi competente e não comprometeu nenhum ponto da audição.
Conclusão
O HiBy FC4 é um dongle que ticka as caixas em todos os quesitos. No entanto, fiquei com a sensação de que a HiBy não arriscou nada nesse dongle. É um produto com visual genérico, desempenho abaixo do especificado, poucos recursos oferecidos. Mesmo outras empresas com approach minimalista lembram-se que recursos são importantes para seu clientes. Felizmente a HiBy parece ter corrigido a direção com seus novos produtos, como o FC4 2025 e o FC5, que ainda precisaremos resenhar. Mesmo a 59 dólares - agora que está com desconto - eu não recomendaria o FC4 a menos que você ame o visual. Melhor investir nas novas opções disponíveis.
Valeu pessoal! Até a próxima!
Comentários