Review - Clássicos do Chi-Fi - TRUTHEAR x Crinacle ZERO:RED
- Moreno Addad Hassem
- 7 de jan.
- 7 min de leitura
Atualizado: 4 de fev.
Vídeos
Unboxing - https://www.youtube.com/shorts/klNXV3OVjS0
Apresentação

Fala galera! Dando sequência aos nossos reviews de fones clássicos do Chi-Fi, agora é a vez do TRUTHEAR x Crinacle ZERO:RED! E ai, será que o popular "Vermelho", feito numa parceria com o reviewer Crinacle, tem qualidade para justificar a fama? Ou é só um hype para pegar sua grana?
O ZERO:RED é fabricado pela TRUTHEAR, uma empresa fundada em 2022 e que fabrica monitores In-Ear para artistas e entusiastas e se baseia em valores específicos para conceber os produtos: Autenticidade, Inovação, Qualidade, Custo-Benefício e Paixão. O ZERO:RED surgiu de uma parceria entre a TRUTHEAR e o reviewer Crinacle, responsável pelo In-Ear Fidelity (não confundir com o extinto Inner Fidelity).
O Vermelho é um fone in-ear com dois drivers dinâmicos, com cabo removível e corpo em resina. Ele também tem um fone irmão, o TRUTHEAR x Crinacle ZERO (conhecido como ZERO Blue por muitos, por conta da cor), com quem divide a mesma estratégia de construção e número de drivers. São fones similares, que tentam entregar uma resposta majoritariamente neutra, mas com um driver adcional para dar ênfase nos graves e sub-graves. Focaremos no ZERO:RED, mas mencionaremos o ZERO quando pertinente. Em 2024, o ZERO custa USD 54,99.
Você pode comprar o ZERO:RED com o nosso link no AliExpress: https://s.click.aliexpress.com/e/_okyz1FD
Unboxing e acessórios

O unboxing do ZERO:RED é acima da média. O produto é embalado de forma bastante organizada e completíssimo no kit oferecido pelo seu dinheiro. Se você está esperando o seu e não consegue conter a ansiedade, confira o nosso unboxing no YouTube!
Além de, obviamente, os dois IEMs, o kit do ZERO:RED inclui:
Dois jogos de ponteiras de silicone de 3 tamanhos diferentes cada;
Um jogo de ponteiras de espuma com efeito memória;
Cabo padrão 2-pin para conector 3.5mm;
Jogo de filtros de reposição para o bocal;
Adaptador de impedância, que acrescenta 10 ohms em série com o fone;
Bolsa para transporte;
As ponteiras fornecidas tem boa qualidade, os dois jogos de silicone tem diferentes espessuras, o que deve facilitar o fit, pois são fones grandes. Em último caso, há as ponteiras de efeito memória, que tambem são boas. O cabo é de boa qualidade, mas tende a enroscar bastante nele mesmo, o que é impensável para uma empresa que fabrica o cabo que acompanha o HOLA / GATE, sabidamente um dos melhores cabos de qualquer IEM barato chinês. Não vejo sentido não incluir aquele cabo aqui.
A bolsa inclusa tem tamanho confortável para levar os IEMs, cabos e até algum outro acessório, tipo o adaptador de impedância. O material parece ter mais qualidade que, por exemplo, a bolsa inclusa com o Moondrop LAN. Por falar nesse adaptator, interessante escolha da TRUTHEAR incluir ele neste produto. Tecnicamente este adaptador acrescenta 10 ohms em série com os fones, mudando a característica de impedância e, supostamente, a sonoridade do fone. Vamos deixar para analisar os efeitos deste adaptador em outro artigo, já que tem bastante pano pra manga ai!
No geral o kit é razoavelmente recheado, o que é o correto para a faixa de preço do fone. Como entrada para o hobby, ele tem até coisas a mais do que você espera. Me agradou bastante!
Construção e Design
O ZERO:RED é um fone de resina, impresso em 3D usando uma tecnologia chamada DLP - Digital Light Processing. Nesta tecnologia, parecida com o método de impressão SLA, a luz é utilizada para curar uma camada de resina. Com a adição de múltiplas camadas, uma por vez, vai se construindo o corpo - ou caixa - do fone de ouvido. A caixa do RED é impressa pela parceira da TRUTHEAR, a empresa de impressão 3D HeyGears. Com impressão 3D é possível criar todos os recursos do fone diretamente na impressão, como por exemplo os condutos de áudio para levar o som até o bocal, bem como os locais para fixação do circuito crossover, já que este é um fone de dois drivers.

O RED usa uma combinação de dois drivers dinâmicos para produzir o som. Um driver de 7.8mm para frequencias médias e agudas e outro de 10mm para as frequencias graves. Segundo a TRUTHEAR, a composição interna dos drivers e o projeto do crossover são totalmente diferentes do ZERO padrão.

A conexão do cabo de áudio é feita por meio de um conector de 2 pinos, com um pequeno recesso no corpo para enfiar o cabo. Como já disse em outro artigo, não sou fã deste recesso, especialmente porque cada fabricante parece estar implementando com uma profundidade diferente, o que vai dificultar usar cabos de terceiros. Então é algo pra se ter em mente se voce já tem um cabo favorito para usar - o que não é o caso da maior parte do público do ZERO:RED.
O fone é muito bonito e bem construído. Passa a impressão de qualidade encontrada em fones mais caros, muito por ser um fone de resina e completamente selado. O tampo externo parece ser único para cada fone e construído com algum tipo de impresão em vermelho ou alguma resina pintada ou madeira tingida. Um belo visual, especialmente de dia, já que a luz bate e faz brilhar o tampo externo.
Ergonomia
O ZERO:RED é um fone de corpo GRANDE, pois precisa abrigar dois drivers dinâmicos de tamanho considerável. Em outros fones como o TinHifi T2 há dois drivers dinâmicos, mas eles são coaxiais, ou seja, ocupam o mesmo eixo, o que permite uma montagem mais compacta. Não é o caso aqui, o que aumenta as dimensões do produto final. E isto dificulta o encaixe e o conforto, especialmente para quem tiver as orelhas pequenas.

O bocal tem 6mm de diâmetro por 6mm de comprimento. Apesar do diâmetro ser o mesmo do LAN, minha impressão é que este bocal parece maior, talvez pelo milímetro extra de comprimento. Eu não tive problemas em encaixar o RED na orelha, mas se você tem orelhas pequenas, o fone vai ficar quase que inteiramente para fora delas, o que pode não ser desejável para usar em publico.

Qualidade de Som
O ZERO:RED foi um fone que demorei para entender. Supostamente o emprego de múltiplos drivers é feito para encontrar uma posição equilibrada na resposta em frequencia. Isto é feito escolhendo drivers que se complementam e usando um circuito de divisão de frequencias (crossover) que direcione as componentes do som para cada driver. Pensando neste trabalho todo, o que eu esperava do ZERO: RED era um fone equilibrado, mas com graves um poucos mais esperto.

Observando a resposta, no entanto, encontramos uma clara dominância do driver de 10mm, que gera uma resposta forte de sub-graves. É como se o fone tivesse algum problema em equilibrar estas frequencias em seu projeto eletroacíustico. Após essa overdose de subs e graves, segue-se uma resposta padrão Chi-Fi de médios, com uma queda um pouco acentuada nos médio graves e uma escalada gradual aos médios agudos. Nos agudos, encontramos de volta um bom controle e equilibrio, sinal de que estamos ouvindo bem o driver de 7.8mm.
O resultado sonoro na minha experiencia, é que os sub-graves e grafes se apresentam "moles", sem controle. É como se faltasse o amortecimento necessário para que os graves morram na hora certa. A batida no bumbo ou toque do baixo que acabaram de soar acabam contaminando a nota que vem logo na sequencia. Fica no plano de fundo uma espécie de massa sonora grave, sem controle.
Os médios não devem em nada para outros Chi-Fi da mesma faixa de preço. Poucos fones se sobressaem nessa área e para o ZERO:RED não é diferente. Nos médio agudos e agudos a resposta vem forte novamente. Ouvindo a Chopsticks do Jeff Lorber - uma excelente música para ouvir detalhes - eu consigo ouvir claramente os instrumentos na mixagem.
Em resumo, o RED acaba tendo uma resposta forte de subs e graves, bem como uma resolução decente de detalhes, o que coloca ele como uma boa opção para quem quer ouvir sons com bumbo duplo e guitarra. Ouvi o Images and Words do Dream Theater muitas vezes com esse fone e ele foi um excelente companheiro de audição para esse tipo de som. Faltou um pouco de médio grave para ficar perfeito, mas nessa faixa de preço eu tenho ciência de que estou pedindo demais!
Lembram como disse que foi um fone difícil de entender? Pois é! Isto é porque eu partia do princípio que o ZERO:RED deveria ser um fone puramente neutro. No entanto, li por ai que o segundo driver de 10mm é como adicionar um efeito Subwoofer no fone. Isto mudou totalmente minha leitura do fone e fui obrigado a reavaliar minha posição. Reavaliando o RED sob esta luz, ele se torna um fone excelente sons mais cinemáticos como trilhas sonoras de filmes. E até mesmo para assistir filmes e séries que contam com muitas cenas de ação! Ele também foi ótimo em jogos de ação tipo FPS e simuladores de corrida. Surpreendente o que uma mudança de intepretação pode fazer com nossa avaliação de um produto!
Conclusão
Após considerar cuidadosamente a oferta da TRUTHEAR com o ZERO:RED, fica claro para mim que este é um fone muito bonito e bem feito, fácil para recomendar como um primeiro upgrade de um fone básico ou até mesmo como um primeiro fone, se você está vindo de um fone bem mais barato.
Pesam em favor do RED a qualidade do kit de acessórios e a qualidade do fone em si. Também são dignos de nota a qualidade de som de forma geral, sem levar em conta meu gosto pessoal. É um fone relativamente neutro, com uma graça a mais nos sub-graves e graves. É um bom pacote para quem quer um bom fone para todo o tipo de aplicação, de músicas a jogos.
Nos pontos negativos, destaco o tamanho do fone, grande demais para a maioria das orelhas e a resposta de graves, que tende a sair do controle e manchar uma resposta relativamente neutra dentro da faixa de preço. No entanto, estes pontos não deduzem muito do que considerei um excelente produto!
Nota final: 3.9 de 5.0
Comments